Sobre Nós

Projeto Eco Escolas - 2016/2017

Objeto e Metodologia:

• O “Programa Eco Escolaspretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania.
  • Este programa segue uma Metodologia, que de forma simplificada se enuncia em 7 passos: Conselho Eco-Escolas, Auditoria Ambiental, Plano de Ação, Monitorização/Avaliação, Trabalho Curricular, Divulgação à comunidade e Eco-Código.

Conselho Eco Escolas

O Conselho Eco Escolas tem por base os seguintes objetivos:

• Motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, a nível pessoal, familiar e comunitário.
  • Divulgar boas práticas e regras amigas do ambiente;
  • Encorajar acções, sensibilizar a comunidade e valorizar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental;
  • Estimular o hábito de participação envolvendo ativamente os jovens na tomada de decisões e implementação de ações;
  • Assegurar que sejam adoptados todos os 7 passos e planear a sua implementação;
  • Promover a participação ativa dos alunos no processo de decisão do Programa;
  • Assegurar que as opiniões de toda a comunidade escolar são tidas em consideração e, sempre que possível, postas em prática;
  • Estabelecer ligação com a estrutura de gestão da escola e com a comunidade local;
  • Criar condições para dar continuidade do Programa

Regulamento

• O Conselho Eco Escolas da Escola Básica D. Miguel de Almeida irá reunir-se três vezes ao ano, e/ou sempre que necessário, sob a presidência da professora coordenadora do programa ou seu representante.
  • As reuniões serão convocadas pelo coordenador do programa através de convocatória, afixada no painel Eco Escolas e por e-mail às entidades externas.
  • Será elaborada uma ata em cada reunião, a ser aprovada e assinada por todos os presentes.

Têm assento no Conselho Eco Escolas os seguintes elementos

Docentes da Equipa do Projeto Eco Escolas:

Virgínia Cardoso (Coordenadora);

Elsa Cardoso

Representante da Direção

José Carlos Rento

Representantes dos Alunos

Andreia Morgado/ Beatriz Romão/ Dinis Gaio Lopes/ Francisco Prates/ Martim Vicente/ Margarida Moura/ Rodrigo Pereira/ Tiago Miguel Ricardo

Representante do Pessoal Não Docente

Cristina Isabel de Jesus

Maria Helena Nunes

Representante dos Pais/Encarregados de Educação

Hernâni Almeida Pereira

Luís Miguel de Sousa Prates

Representante da Autarquia

Engenheira Vanda Cruz

Informação importante ou anúncios podem ser desta forma realçados.